Engeplus
Economia

IPVA 2014

Dia 10 termina o prazo para parcelar IPVA de veículos com placa final 1

As demais parcelas têm vencimento no dia 10 dos meses seguintes

Por Redação Engeplus

3 min de leitura

Compartilhar:
Foto: Reprodução Internet

Proprietários de veículos com placa final 1 que quiserem pagar o IPVA em três vezes sem juros devem efetuar o pagamento da primeira parcela até a próxima sexta-feira, 10 de janeiro. As demais parcelas têm vencimento no dia 10 dos meses seguintes, nesse caso, fevereiro e março. O prazo para pagamento em cota única é dia 31 de janeiro.

Publicidade

A SEF, responsável pelo recolhimento do imposto, lembra que os vencimentos do IPVA dependem do final da placa do veículo, mas os contribuintes podem antecipar o pagamento a qualquer momento. O IPVA pode ser recolhido no Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal, Sistema Bancoob/Sicoob, HSBC e Cecred. A quitação é um dos requisitos para licenciar o veículo. O não pagamento também implica em Notificação Fiscal, com multa de 50% do valor devido, mais juros SELIC ao mês ou fração.

Para saber qual o valor do IPVA do seu carro, acesse a tabela disponível na página da Secretaria da Fazenda na internet. As guias de pagamento, taxas, multas e seguro DPVAT podem ser tirados no site da Secretaria de Estado da Fazenda (veja passo a passo abaixo).

O valor do IPVA 2014 deve ficar em média 3,80% menor para os proprietários de veículos em Santa Catarina. A base de cálculo do imposto é o valor de mercado do veículo. Repetindo o que aconteceu em 2013, a redução do IPI proporcionou uma queda no preço dos veículos zero quilômetro e, automaticamente, no valor dos veículos usados. Em Santa Catarina, as alíquotas do imposto variam entre 1% e 2%, dependendo do modelo do veículo. É a alíquota mais baixa entre os estados do Sul e São Paulo.

Atualmente, o Estado conta com uma frota de aproximadamente 4,1 milhões de veículos. O total de veículos tributados é de 2,7 milhões. Os demais têm isenção. A previsão da Fazenda Estadual é arrecadar R$ 1,3 bilhão no próximo ano com o imposto. A arrecadação do IPVA é de competência dos Estados e do Distrito Federal, mas 50% são repassados ao município em que o veículo estiver licenciado. A receita do imposto não é exclusiva para obras viárias.

Passo a passo para gerar a guia de pagamento

- Acesse o site da Fazenda em http://www.sef.sc.gov.br/

- Na barra lateral direita, clique no link IPVA no campo Serviços ao Cidadão

- Digite o número da placa e Renavan do veículo

Publicidade

- Em seguida, clique sobre o item que deseja pagar

- Imprima o boleto e faça o pagamento em qualquer agência bancária conveniada

- Após o pagamento e compensação, vá até o Ciretran mais próximo e retire o documento novo

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO

FINAL DE PLACA COTA ÚNICA PARCELAMENTO-COTAS 1ª 2ª 3ª 1 último dia do mês de janeiro 10/01 10/02 10/03 2 último dia do mês de fevereiro 10/02 10/03 10/04 3 último dia do mês de março 10/03 10/04 10/05 4 último dia do mês de abril 10/04 10/05 10/06 5 último dia do mês de maio 10/05 10/06 10/07 6 último dia do mês de junho 10/06 10/07 10/08 7 último dia do mês de julho 10/07 10/08 10/09 8 último dia do mês de agosto 10/08 10/09 10/10 9 último dia do mês de setembro 10/09 10/10 10/11 0 último dia do mês de outubro 10/10 10/11 10/12

Mais informações: >>> Acesse mais informações e calendário com vencimentos

Colaboração: Aline Cabral Vaz/Cléia Schmitz/Assessoria de Comunicação SEF

Compartilhar:
Leia a seguirA moda do Sul em evidência
Publicidade