Atenção, moradores
IPTU 2026: cota única e primeira parcela vencem nesta sexta-feira em Criciúma
Prazo para pedido de insenção também encerra hoje no municipio
Por Patrick Stüpp
4 min de leitura

Os contribuintes que ainda não pagaram a conta única ou a primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referente ao exercício de 2026, precisam agilizar, já que o prazo de vencimento está marcado para esta sexta-feira, dia 27, em Criciúma. As guias estão disponíveis desde o dia 20 de janeiro, onde os carnês podem ser emitidos on-line ou retirados em pontos presenciais do município.
As guias digitais podem ser retiradas pelo site da Prefeitura de Criciúma, com acesso simplificado a partir do CPF, CNPJ ou inscrição imobiliária. Contudo, quem preferir atendimento presencial pode buscar os carnês no setor de Arrecadação Tributária, localizado no Paço Municipal Marcos Rovaris, além das Intendências do Rio Maina, Santa Luzia e Quarta-Linha. As guias também podem ser emitidas por meio de uma atendente virtual, por meio do número (48) 3431-0150.
Em 2026, ao todo, foram lançados 117.856 carnês. O IPTU poderá ser parcelado em até 10 vezes, sem acréscimos, com parcela mínima de R$ 150 e vencimento da última cota em 30 de novembro de 2026. Guias com valor inferior a R$ 300 devem ser quitadas integralmente. Segundo o auditor-chefe do setor de Arrecadação e Apoio Tributário da Prefeitura de Criciúma, Diogo Brochetto, o município já teve aproximadamente 90% dos carnês emitidos.
Confira abaixo as datas de vencimento:
1ª parcela - 27 de fevereiro de 2026;
2ª parcela - 31 de março de 2026;
3ª parcela - 30 de abril de 2026;
4ª parcela - 29 de maio de 2026;
5ª parcela - 30 de junho de 2026;
6ª parcela - 31 de julho de 2026;
7ª parcela - 31 de agosto de 2026;
8ª parcela - 30 de setembro de 2026;
9ª parcela - 30 de outubro de 2026;
10ª parcela - 30 de novembro de 2026.
"O não pagamento da parcela ou da cota única no respectivo vencimento implicará a incidência de juros e multa. Em caso de inadimplemento integral do IPTU, o crédito tributário poderá ser inscrito em dívida ativa, protestado e posteriormente cobrado por meio de execução fiscal. Destaca-se, ainda, que a arrecadação do imposto é essencial para o desenvolvimento do município, viabilizando investimentos em infraestrutura e serviços públicos, como a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a realização de obras de pavimentação. A manutenção dessa receita é fundamental para assegurar a adequada estruturação e o crescimento sustentável da cidade”, informou, em entrevista ao Portal Engeplus.

Isenção
Além do pagamento em cota única e da primeira parcela, o pedido de isenção também encerra hoje. As solicitações podem ser feitas presencialmente no setor de Arrecadação e Apoio Tributário ou encaminhadas, via protocolo digital, clicando aqui. O benefício é concedido aos contribuintes, desde que se enquadrem nos requisitos e prazos que constam na Lei Complementar Municipal n° 287/2018 e na Lei Complementar n° 305/2018.
As informações e a lista de documentos que os contribuintes deverão apresentar estão disponíveis aqui. Têm direito ao benefício de isenção: aposentados e pensionistas, pessoas de baixa renda ou inscritas no Bolsa Família, área de preservação ambiental e imóvel locado ao município ou a igrejas e templos de qualquer culto.
Além disso, também recebe o benefício imóveis que funcionem como sede de instituições de assistência às pessoas portadoras de doenças graves. A novidade para este ano é a isenção para proprietários de um único imóvel na cidade que possuam 100 ou mais anos de idade. No geral, Criciúma conta atualmente com mais de 180 mil unidades cadastradas; dessas, aproximadamente 158 mil são prediais e 22 mil territoriais. A projeção de arrecadação é de R$ 66,5 milhões, dos quais R$ 17 milhões já foram recolhidos.



