Engeplus
Economia

aumento

Novo salário mínimo de R$ 937 já está em vigor

Decreto foi publicado no Diário Oficial da União na última sexta-feira, dia 30

Por Redação Engeplus

2 min de leitura

Compartilhar:
Foto: arquivo engeplus

Decreto assinado pelo presidente da República, Michel Temer, com o novo valor do salário mínimo, foi publicado no Diário Oficial da União dessa sexta-feira, dia 30. O mínimo passou de R$ 880 para R$ 937, e começa a valer a partir deste domingo, dia 1° de janeiro de 2017. O novo salário mínimo foi anunciado na última quinta-feira, dia 29, pelo governo federal.

Publicidade

Em nota divulgada na última quinta-feira, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão informou que o reajuste significa um aumento de R$ 38,6 bilhões da massa salarial em 2017. Esse valor representa 0,62% do Produto Interno Bruto (PIB) e, segundo o governo, terá “efeitos positivos na retomada do consumo e do crescimento econômico ao longo do ano”.

No dia 15 de dezembro, o Congresso Nacional aprovou o Orçamento Geral da União para 2017 estabelecendo o novo salário mínimo no valor R$ 945,80. No anúncio oficial do valor, mais baixo, o governo explicou o motivo da alteração. A justificativa está no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), utilizado para calcular o reajuste do mínimo e que foi menor do que o previsto inicialmente.

Publicidade

“A estimativa para o INPC em 2016 é de 6,74% calculada pelo Ministério da Fazenda, menor do que a previsão de 7,5% realizada em outubro quando do envio da Lei Orçamentária Anual de 2017 [...]. No acumulado do ano, até novembro, o INPC está em 6,43%. Em virtude da inflação menor em 2016, o reajuste será menor do que o previsto na LOA [Lei Orçamentária Anual]. Trata-se, portanto, de aplicação estrita da legislação”.

Colaboração: Aécio Amado / EBC

Compartilhar:
Leia a seguirSecretário de Estado da Infraestrutura avalia ano de 2016
Publicidade