Contas inativas do FGTS podem ser sacadas a partir desta sexta-feira
Primeiro lote é restrito para os nascidos em janeiro e fevereiro
Por Redação Engeplus
Em
A partir desta sexta-feira, dia 10, os trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro poderão sacar as contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Tem direito ao pagamento quem pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015.
Neste primeiro lote, a retirada do benefício estará disponível até 7 de abril. Aproximadamente 4,8 milhões de trabalhadores deverão sacar o valor, entretanto, segundo a Caixa Econômica Federal, mais de 30,2 milhões de trabalhadores têm direito ao saque do saldo das contas inativas do FGTS. A expectativa é de que os saques cheguem a R$ 6 bilhões.
Na região Sul de Santa Catarina, 277 mil trabalhadores possuem contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Somente em Criciúma, são 48 mil.
Agências abertas
Para atender a demanda, todas as agências da Caixa da região estarão abertas duas horas mais cedo. Os funcionários solucionarão dúvidas sobre o saque de contas, regularização de cadastro dos trabalhadores e cadastramento de senha do Cartão Cidadão.
Quem possui o valor a receber precisa ficar atento ao funcionamento das agências, pois a abertura se difere de uma agência para outra. A Caixa abrirá algumas agências no primeiro sábado após o início do cronograma mensal de pagamento, exceto em abril. Confira a relação de agências neste link.
Saque
O valor estará disponível na conta no dia da abertura do calendário mensal. Os correntistas da Caixa poderão optar em receber o crédito em sua conta-corrente. As contas inativas com saldo de até R$ 1,5 mil poderão ser sacadas no autoatendimento da Caixa apenas com senha do Cartão Cidadão.
Já para os valores entre R$ 1,5 mil e R$ 3 mil será necessário que o trabalhador possua o Cartão Cidadão e a senha para o pagamento no autoatendimento. Valores acima de R$ 3 mil serão sacados exclusivamente nas agências da Caixa. Para quantias superiores a R$ 10 mil será necessária a apresentação da carteira de trabalho ou documento que comprove a extinção do vínculo do trabalho.
O cronograma de saque leva em consideração o mês de aniversário do trabalhador, veja abaixo:
10 de março – nascidos em janeiro e fevereiro;
10 de abril – nascidos em março, abril e maio;
12 de maio – nascidos em junho, julho e agosto;
16 de junho – nascidos em setembro, outubro e novembro;
14 de julho – nascidos em dezembro.
Leia mais sobre:


































